terça-feira, 30 de abril de 2013

Amanhã vou à aula das 6:30 horas!



Amanhã vou à aula das 6.30 horas!
Já sei que vou passar toda a noite a olhar para o relógio com medo de adormecer, vou virar-me mil e uma vezes na cama e fazer com que o meu marido, embora contrariado, se solidarize comigo e também não pregue olho e sei que quando a hora de levantar chegar, lá pelas seis, me vai apetecer tudo menos acordar visto que terei adormecido pouco antes!
É mesmo preciso gostar! 
E é preciso estar decidida, coisa  por vezes tão complicada...
Vou deixar tudo preparado para fazer um café mal salte da cama, sim porque não comer nada eu consigo mas sem o meu cafézinho como é que eu abro os olhos?! 
Nem pensar!
Mas sei que mal comece o primeiro Surya tudo vai ficar para trás, o sono vai desaparecer e a energia vai surgir e sei que no final da prática, quando enrolar o meu tapete, vou pensar "Como foi bom ter vindo!"

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Este bolg nasce...



Este bolg nasce, como já foi dito, da vontade de partilhar as nossas vivências com o Yoga, no tapete ou não.
Para mim, foi um desafio lançado num momento de dúvida, de inércia, um incentivo a uma maior consciência das minhas práticas diárias, das minhas motivações ou falta delas mas acima de tudo a uma maior consciência dos valores que me guiam.
Será, na parte que me toca, uma reflexão acerca das várias formas de pôr em prática o meu yoga, não apenas as asanas, por muito queridas que na maior parte do tempo me sejam.
A minha prática reflete o meu estado de espírito, a minha disposição física e anímica e é por isso adaptável.
Quando estou em forma, tanto física como emocionalmente, só quero praticar Ashtanga! Gosto de transpirar, de me superar, de pensar em cada prática o que vou melhorar e adoro, mesmo, a elasticidade e leveza que uma prática continuada de Ashtanga me traz.
Porém há momentos em que não me apetece nem Ashtanga nem Hatha, não me apetece mover-me nem cansar-me, apenas respirar, abrandar, conscientizar e seguir o dia.
Dizem-me frequentemente que tenho de me disciplinar e sei que sim. Se estou disciplinada e pratico regularmente entro no ritmo e deixa de ser necessária a disciplina. Surge o gosto pela felicidade que cada pratica que me traz e a satisfação de ver o meu corpo reagir.
Nestas fases de maior atividade física é-me muito difícil uma prática mais tranquila, mais introspectiva. É nestes momentos em que a savasana se torna dificílima, em que todo o tempo que lhe dedico é ocupado a pensar se tenho o corpo paralelo, se está esticado, se as mãos estão viradas para cima, se os ombros estão relaxados, se, se,se...
Não consigo relaxar!
Nestes momentos de maior inércia, como agora, o pouco que faço é apenas para justificar a savasana, só quero ficar deitada e desligar do mundo.
A minha última prática, há 3 dias, foi em casa. Tinha ido na véspera ao Shala para uma aula guiada que me custou horrores! Resultado de semanas sem praticar.
Terça-feira estreei o meu cantinho de yoga, ainda não tinha encontrado um local com a energia que precisava aqui na nova casa, fiz umas alterações e decidi-me finalmente onde seria.
Estendi o tapete, pus um CD da Norah Jones a tocar baixinho e comecei!
Comecei sem traçar objetivos, digo sempre que vou só fazer uns Suryas para espreguiçar e vou deixando fluir.
Fiz 5 Surya A, 3 Surya B (como embirro com esta sequência, perco-me sempre nos vinyasa), padangusthasana, paddahastasana, ambas trikonasanas, ambas parsvakonasanas e passei às prasaritas. Continuei com parsvottanasana e equilibrios, sentadas onde fiz apenas a primeira sequência, ponte, sarvangasana e finais. 
E passei ao relaxamento, savasana.
Como soube bem! Todo o dia seguiu leve e feliz!
Hoje vou apenas fazer pranayamas e meditação. Vou aproveitar o bom tempo, levar uma mantinha e sentar-me na relva a respirar e apenas sentir. Vai ser bom!
Adoro ser Yogi!

terça-feira, 23 de abril de 2013

"Practise practise practise and all is coming" Pattabhi Jois

Om Gam Ganapataye Namah "Practise practise practise and all is coming" Pattabhi Jois Este blog nasce da crescente vontade de partilhar a FELICIDADE que existe em cada um de nós, mas que muitas vezes passa despercebida entre tanto folclore... assim como a respiração passa despercebida ainda que sem ela nada mais possa existir ;) Vencer a Inércia... Acreditar... Abraçar... e Agradecer a Dádiva partilhando por tantas pessoas quantas possamos alcançar, esta é a nossa missão... chegar de mansinho, ficar num canto a observar e se preciso actuar é a nossa forma de estar... AMAR e SER FELIZ a nossa razão de ser. Este blog é fruto de uma vida de ensino e aprendizagem, um desafio lançado a uma aluna que acabou por ser um desafio pessoal porque a verdade é que cada aluno nosso nos ensina mais do que algum dia possamos ensinar. O que queremos com este blog?! Mostrar que vale a pena vencer a inércia, que o tapete é a película do filme que vivemos, uma película que é rebobinada a cada nascer ou por do sol e vivida uma e outra vez com mais atenção, mais presença, mais respiração, mais amor. E então, no final de cada prática fazer o balanço e como diz o Professor David Frawley EVITAR que a única resposta possível àquela pergunta 'quem sou eu?', seja 'o mesmo idiota de sempre'. Este será o registo do nosso sádhana, não apenas para anotar o momento da nossa prática no tapete mas também incluir as nossas atitudes do dia a dia, a nossa prática fora do tapete: as mais e as menos felizes. Não pretendemos seguidores mas todos que nos quiserem acompanhar são livres de o fazer. Se porventura gostarem de alguma reflexão, sintam-se livres para a partilharem... nada do que escrevemos é nosso... tudo foi lido, ouvido ou recebido do Universo. Namasté